Semântica
O estudo das significações das palavras é um assunto na língua portuguesa exclusivo da Semântica.
No que diz respeito ao aspecto semântico da língua, pode-se destacar três propriedades:
• Sinonímia
• Antonímia
• Polissemia
Sinonímia
Sinonímia é a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou
aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. Vejamos:
1. A garota renunciou veementemente ao pedido para que comesse.
2. A menina recusou energeticamente ao pedido para que comesse.
3. A mocinha rejeitou impetuosamente ao pedido para que comesse.
Vemos que os substantivos “garota”, “menina” e “mocinha” têm um mesmo
significado, sentido, todos correspondem e nos remete à figura de uma
jovem. Assim também são os verbos “renunciou”, “recusou” e “rejeitou”,
que nos transmite ideia de repulsa, de “não querer algo” e também os
advérbios que nos fala da maneira que a ação foi cometida
“veementemente”, “energeticamente” e “impetuosamente”, ou seja, de modo
intenso.
Podemos concluir, a partir dessa análise, que sinonímia é a relação das palavras que possuem sentido, significados comuns.
O objeto possuidor da maior quantidade de sinonímias ou sinônimos que existe é, com certeza, o dicionário.
Antonímia
Se por um lado sinonímia é o estudo das palavras dos significados
semelhantes na língua, antonímia é o contrário dessa definição. Vejamos:
1. A garota renunciou veementemente ao pedido para que comesse.
2. A senhora aceitou passivamente ao pedido para que comesse.
Percebemos que “garota” tem significado oposto à “senhora” assim como
os verbos “renunciou” e “aceitou” e os advérbios “veementemente” e
“passivamente”. Assim, quando opto por uma palavra opto também pelo seu
significado que de alguma forma remete a outro sentido, em oposição. Por
exemplo, se alguém diz:
“Ela é bela”, quer dizer o mesmo que, “Ela não é feia”.
Ao estudo das palavras que indicam sentidos opostos, denominamos antonímia.
Polissemia ou Homonímia
Uma mesma palavra na língua pode assumir diferentes significados, o que dependerá do contexto em que está inserida. Observe:
1. A menina fez uma bola de sabão com o brinquedo.
2. A mãe comprou uma bola de basquete para o filho.
3. O rapaz disse que sua barriga tem formato de bola.
4. A professora falou para desenhar uma bola.
Constatamos que uma mesma palavra, “bola”, assumiu
diferentes significados, a partir de um contexto (situação de linguagem)
diferente nas frases, respectivamente: o formato que a bolha de sabão
fez; o objeto usado em jogos; o aspecto arredondado da barriga e ainda o
sentido de círculo, circunferência na última oração.
Polissemia (poli=muitos e semos= significados) é o
estudo, a averiguação das significações que uma palavra assume em
determinado contexto linguístico.
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